Inkk

da onde viemos, para onde vamos.

A escrita consiste na utilização de sinais para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.

– Obrigado, à sempre útil, Wikipédia!

Nós, responsáveis pelo Inkk, amamos escrever e entendemos que a escrita merece uma plataforma séria para acontecer, viver e permanecer. Há mais de cinco mil e quinhentos anos, os egípcios e suméricos identificaram a mesma necessidade em suas sociedades e começaram a registrar os primeiros símbolos em superfícies rígidas de caráter permanente. Os Chineses, possivelmente o fazem a mais de oito mil anos, conforme se supõe através dos caracteres encontrados gravados em um casco de tartaruga. Credita-se a responsabilidade pela criação do primeiro alfabeto aos Fenícios, o mesmo que foi adotado na Grécia em 900 a.C. e o mesmo que originou todos os alfabetos europeus. De lá pra cá, inúmeros escritos foram registrados em cavernas, pergaminhos e livros, perpetuando o conhecimento humano através do tempo. Para nós, isso torna a escrita e, consequentemente, um local para a mesma acontecer, uma necessidade essencial para dar suporte a evolução de nossa espécie.

Poucas coisas são mais excitantes que um papel em branco. Ideias - provenientes de um espaço subjetivo de conexões cerebrais - se tornam objetivas e palpáveis em linhas sobre um espaço em branco. Em março de 1989, ano e mês do nascimento do grão de areia que lhes escreve agora, um sujeito britânico chamado Tim Berners-Lee criou um local virtual que permitia que as pessoas trabalhassem em conjunto através de hipertextos, conhecida hoje como a Internet. Este ambiente transformou a maneira como lidamos com a comunicação e o registro de informações: atualmente, a produção de informações aumenta cerca de 30% a cada ano - e a grande maioria é produzida e armazenada através da web. Em meio a essa enxurrada de bytes, decidimos criar o Inkk para combinar o alcance e liberdade das redes digitais, à simplicidade objetiva do papel em branco.

Esta plataforma é um suporte para a comunidade brasileira e quisá, mundial, argumentar suas teses, transparecer seu conhecimento e exprimir suas experiências de uma forma simples e intutiva, como o velho lápis e papel. Como nós, há outras plataformas no mercado, mas entendemos que pensar localmente e agir globalmente é uma maneira eficaz de preencher os vazios de nossa sociedade. Esta ferramenta é sua - faça bom usufruto e deixe sua marca.

Mohamad El-Husseini

28 Jan 14
I'm disappointed that the Phoenicians, who invented the alphabet, received no mention here for their troubles. ;)

Marcos Korody

29 Jan 14
Oh, os Fenícios que me perdoem! Vou fazer juz aos esforços dos nossos camaradas e mencioná-los com todas suas honrarias no meu texto.

Daiane Bugatti

02 Abr 14
Obrigada, Inkk e seus criadores! :)

Marcos Korody

02 Abr 14
Ah, Daiane, nós é que agradecemos seu pioneirismo. Este projeto também é seu com toda essa sua poesia de encher os olhos. Obrigado!
DEIXE UM COMENTÁRIO